ACESSIBILIDADE

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR950), a Acessibilidade é definida como "a condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida".

Entre os trabalhos desenvolvidos para a web, a acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do W3C, consórcio entre empresas e órgãos governamentais e independentes que desenvolvem novos padrões de navegação e usos para a internet.

Neste contexto, o Portal da Câmara de Vereadores de Realeza (PR) foi desenvolvido seguindo as diretrizes da e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) aos princípios de acessibilidade e construído conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004. Esse portal tem o objetivo de contribuir com a ideia de um mundo sem obstáculos e oferecer seu conteúdo ao maior número de pessoas, independentemente de suas capacidades físico-motoras e perceptivas, culturais e sociais.

Ferramentas de acessibilidade

Na parte lateral direita do portal existe o botão de acessibilidade, clicando nele serão oferecidos recursos para facilitar a leitura no site.

  • Clicando aumenta a letra dos principais textos, em qualquer página do site
  • Clicando A+ aumenta a letra dos principais textos, em qualquer página do site
  • Clicando A a letra dos principais textos, volta ao padrão em qualquer página do site
  • Clicando A- diminui a letra dos principais textos, em qualquer página do site

O site da Prefeitura Municipal de Realeza (PR) está em constante evolução e periodicamente são implementadas novas informações e ferramentas para melhorar a acessibilidade. Por esse motivo sua participação é muito importante. Por meio dos contatos abaixo é possível tirar dúvidas e fazer sugestões.

Dúvidas, sugestões e críticas
  •   Prefeitura Municipal de Realeza
  •   Rua Barão do Rio Branco, 3507 - Centro Cívico
  •   Segunda a Sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00
  •   (46) 3543 1122
Leis e decretos
Dicas, links e recursos úteis
Leitores de tela e tecnologias assistivas gratuitos