Realeza, 13 de agosto de 2022 - Paraná - BR

Notícias

Autor: Admin

Realeza terá aproximadamente 330 castrações gratuitas para cães e gatos


Município integra relação de cidades do Paraná a serem beneficiadas na 3ª fase do programa
O município de Realeza foi contemplado com aproximadamente 330 vagas do CastraPet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos), um projeto do Governo do Estado, por meio da Sedest (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) e do IAT (Instituto Água e Terra), em parceria com as prefeituras.
Esta é a 3ª fase do programa que contempla 219 cidades, com mais R$ 10.715.000,00 em investimentos. A ação é uma iniciativa inédita no Brasil e tem entre os principais objetivos a prevenção de zoonoses e o controle populacional desenfreado de pets.
Realeza terá R$ 75.000,00 em recursos, sendo esses provenientes de emendas parlamentares, visando à castração de cães e gatos. O acompanhamento em âmbito local caberá à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório e orientações para o bem-estar animal. O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornam um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, disse.
“Além disso, diminui as chances de abandono, que se caracteriza pelo crime de maus-tratos. A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. E foi pensando nesse equilíbrio que o Castrapet foi criado. É uma ação permanente que irá beneficiar todo o Paraná”, completou Souza.
Funcionamento
As cirurgias serão realizadas nos castramóveis que percorrem o estado com equipes de veterinários para atender a população de baixa renda, protetores e Organizações da Sociedade Civil (OSC), conforme critérios estabelecidos pelas prefeituras, mediante cadastro de inscrição.
As inscrições para participar do Castrapet e garantir os benefícios das esterilizações serão viabilizadas pelas prefeituras municipais atendidas, dentre elas, Realeza. Em breve, informaremos o período específico para o cadastro dos interessados, visto que ainda não há uma data específica para a ação de castração, pois provável que ocorram todas essas castrações em um único dia. Desde já frisamos que os critérios para cadastro estão intimamente ligados a famílias de baixa renda e animais em situação de rua desde que tenham pessoa responsável que possa cuidar do animal em seu pós-operatório.

Skip to content