Realeza, 05 de outubro de 2022 - Paraná - BR

Notícias

Autor: Admin

CASOS DE DENGUE SÃO REGISTRADOS EM REALEZA


A Secretaria Municipal de Saúde de Realeza, pede ajuda a população no combate contra o mosquito Aedes aegypti.
Na última semana foram 2 (dois) casos confirmados em Realeza, e em entrevista ao coordenador das agentes de endemias de Realeza, Bruno Martini, relatou que o Governo do Estado do Paraná, fez uma proposta para executar uma estratificação das áreas de maior risco, médio e baixo risco.


Armadilhas foram instaladas, com o intervalo de nove quarteirões entre elas para captar e identificar os locais onde acontece a desova do mosquito, com isso é possível fazer a contagem dos ovos do Aedes aegypti, para assim poder direcionar a equipe para essas áreas de maior risco, sobre a conduta tomada pelos agentes de endemias, quando se detecta um vetor, é feito a aplicação do inseticida no local para eliminação, o trabalho feito é para eliminar as larvas, busca ativa e aplicação do inseticida, comentou Bruno.

A enfermeira Talita, explica que nesse contexto, está o trabalho das agentes de endemias, que fazem a remoção de foco, faz orientações domiciliares, e a partir do momento em que existe um caso suspeito, elas fazem um raio de bloqueio em nove quarteirões ao redor do caso, e as agentes de saúde também fazem o mesmo raio de bloqueio procurando os sintomáticos, ou seja, outras pessoas que tenham de fato os sintomas, para assim avaliar se há necessidade de atendimento e realização de exames.


O papel dos profissionais de saúde, é prestar orientação de cuidados e observação ao paciente suspeito ou confirmado. Outro ponto importante que a enfermeira Talita destaca, e que a população precisa saber, é que só é feito a sorologia de Dengue, após o 10º dia (décimo), que é quando vai aparecer o resultado, caso o exame seja feito antes, pode correr o risco de dar um resultado falso negativo.

DICAS: Evite o acúmulo de água, coloque telas nas janelas, coloque areais nos vasos de plantas, seja consciente com o seu lixo, coloque desinfetantes nos ralos, limpe as calhas, piscinas e aquários e faça o uso de inseticidas e larvicidas.
Vamos cada um fazer a sua parte por saúde e por uma Realeza melhor!

Skip to content