Realeza, 26 de outubro de 2021 - Paraná - BR

Autor: Matheus

II Encontro Temático da Pessoa Com Deficiência

Nesta terça-feira (28), ocorreu o II Encontro Temático da Pessoa Com Deficiência de Realeza. O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Escola Primavera – APAE do município; teve como tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência” e subtema “Direito a Inclusão das Pessoas com Deficiência”, que será o principal debate da V Conferência Estadual das Pessoas Com Deficiência no Paraná. Tendo como principal objetivo do encontro oportunizar e fortalecer o diálogo e a cooperação entre órgãos e entidades governamentais e não-governamentais de promoção e defesa dos direitos e garantias de políticas públicas da pessoa com deficiência, o evento contou com a participação do Prefeito em Exercício do município, Moacyr Oldra; a Secretária de Assistência Social e Presidente substituta da comissão organizadora, Zaneti Marcante; a diretora da Escola Primavera e vice-presidente da comissão organizadora, Sonia Maciel; a presidente da APAE, Suzanes Bernardes; o casal Auto Defensor da APAE, Laurindo Johan e Eliane de Camargo; além da participação de membros dos diferentes poderes municipais, da Prefeitura Municipal, da APAE, de organizações relacionadas e membros da sociedade civil. O Encontro contou com apresentações culturais de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS e também com palestra da Assistente Social Neli Pivatto, que elucidou a importância de políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência, a participação de toda a comunidade na defesa dos direitos das mesmas, bem como o combate ao capacitismo. Após a apresentação e debate das pré-propostas apontando novas políticas e ajustes nas já existentes, foram elencadas e aprovadas as propostas abrangendo os níveis municipal e estadual, e que serão discutidas na Conferência Estadual. Também foram eleitos os delegados representantes governamentais para a V Conferência Estadual da Pessoa Com Deficiência do Paraná. A Prefeitura municipal e a Apae De Realeza agradecem a participação de todos os presentes, ressaltando que o Encontro está disponível na íntegra na página do Facebook da Prefeitura.