Realeza, 13 de December de 2018 - Paraná - BR

Notícias

Autor: Admin

Acadêmicos da UFFS em Parceria com a Administração Municipal promovem Café com Memórias para os idosos do Centro Dia

A administração municipal juntamente com o curso de Letras, por meio do Centro Acadêmico, e projetos de extensão da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) – Campus Realeza promoveram um “Café com memórias” aos idosos do Centro Dia de Realeza. A atividade foi realizada em na manhã desta quinta-feira (10), no Centro de Referência de Assistência Social.

Após o café da manhã, o grupo formado por aproximadamente 15 idosos conferiu uma performance de dança dos integrantes do projeto de extensão Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é”. Depois, o grupo da terceira idade ficou à vontade para contar as histórias que viveram, como o casal Irma e Domingos Camargo. Vindos do Rio Grande do Sul, eles chegaram a Realeza em busca de uma vida nova para os três filhos. O casal também falou sobre o trabalho que tinham, as dificuldades e o progresso alcançado ao longo dos anos.

O presidente do Centro Acadêmico de Letras, Willian Henrique Cândido Moura, comenta que o principal objetivo da atividade é fazer a extensão universitária com os idosos. “Geralmente, esse trabalho é feito mais com as escolas e centros de educação infantil, esquecendo um pouco os idosos. Sendo uma das propostas do Centro Acadêmico trabalhar com o pessoal da terceira idade, realizamos esse momento de interação”.

Sobre o Centro Dia

O Centro dia é uma casa onde idosos após a avaliação com a Assistente Social permanece durante o dia, são buscados com um ônibus disponibilizado pelo setor da Educação por volta das 7:00 horas em sua residência e levados a tarde.

No Centro dia, os idosos fazem 3 refeições, café da manhã, almoço e lanche da tarde ou seja, é um espaço de acolhimento, que muitas vezes são idosos sem suporte familiar e através da participação do centro dia, fortalesce os vínculos e amplia a convivencia a essa fase da vida.

De acordo com a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Leocárdia Andreolli, o Centro Dia de Realeza atende cerca de 15 idosos. O grupo recebe os cuidados de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, entre outros profissionais.

“É importante também ressaltar as outras parcerias que temos, a exemplo da UFFS, que tem oferecido um trabalho com os acadêmicos do curso de Nutrição, cuidando dos aspectos alimentares dos idosos, assim como outros cursos da Instituição, nesse caso o curso de Letras, que veio trabalhar esse lado mais emocional com os idosos”, comentou Leocárdia.